quinta-feira, 29 de maio de 2008

Atividade Seqüência Didática da Matemática

Colégio Fundação Bradesco - Gravataí


Série: 3º Anos
Professora: Maria Verônica
Seqüência Didática de Matemática
Segundo Bimestre / 2008


Conteúdo: Multiplicação


Objetivos:

Compreender o conceito de multiplicação, usando a soma repetida de parcelas iguais.
Identificar através do quadriculado a representação da multiplicação.
Compreender a multiplicação na organização retangular.
Compreender o processo da multiplicação.




Recursos Utilizados:

Painel do Estacionamento, folhas quadriculadas, papelotes, botões , papel colorido, copinhos de cafezinho, canudinhos, clips.



Procedimentos:
1ª Aula:

Iniciarei a seqüência didática de matemática, revendo com os alunos o conceito de multiplicação, sendo que na aula anterior pesquisamos e definimos esse conceito.
Solicitarei que seis alunos peguem cada um uma cadeira e coloque fora da sala de aula.
Levarei todos os alunos para fora da sala de aula e lançarei o desafio para que um grupo organize aquelas cadeiras em três colunas.
Faremos a discussão e solicitarei que os colegas digam que outras possibilidades teremos de organizar essas cadeiras em colunas.
Aumentarei o número de cadeiras para doze.
Lançarei o mesmo desafio.
Após os alunos formarem suas hipóteses e realizarem o registro, retornaremos para a sala de aula.
Podemos explorar algumas filas de classe, conforme a dificuldade da turma.
Em sala de aula a proposta é outra, agora iremos utilizar a folha quadriculada,cada aluno receberá um pedaço da folha para realizar a atividade proposta.
No primeiro momento os alunos irão identificar o que são linhas e colunas. Para melhor compreensão dos alunos organizaremos uma legenda para esse identificação.

Solicitarei que através da folha quadriculada realizem a seguinte atividade:

1) Pinte na folha quadriculada, recorte e cole no caderno as seguintes situações, utilizando a soma das parcelas.


4 colunas de 6 linhas 3 colunas de 5 linhas

Adição de colunas Adição de colunas
6+6+6+6= 24 5+5+5= 15
Adição de linhas Adição de linhas
4+4+4+4+4+4= 24 3+3+3+3+3= 15

Nessa primeira aula o importante é deixar o aluno perceber e identificar o que são linhas e colunas.
Fixar bem essa etapa com a representação da adição.
Propor um relatório coletivo sobre as descobertas da turma.

Tema de casa
Representar com a folha quadriculada, as situações, utilizando a adição das colunas e das linhas.

a) 6 colunas e 8 linhas. B) 7 linhas e 2 colunas

2ª Aula:

No primeiro momento corrigir o tema e verificar as dúvidas.
No segundo momento, mostrarei aos alunos um painel com carros no estacionamento.
Vejam o estacionamento de um supermercado.
Para que os carros sejam localizados facilmente, o estacionamento é dividido em linhas e colunas.
Assim, o carro amarelo está localizado na linha 2 e coluna 3.
João Pedro e Luis Antônio são dois funcionários do supermercado.
Eles foram até o estacionamento contar o número de carros.
João Pedro contou assim:
São 3 linhas e 5 colunas, logo são 3 vezes o 5.
5 + 5 + 5 = 15 ou 3 vezes o 5 que é igual a 15 carros
Luis Antônio contou assim:
São 5 colunas e 3 linhas, logo são 5 vezes o 3.
3 + 3 + 3 + 3 + 3 = 15 ou 5 vezes o 3 que é igual a 15 carros.
Realizar a discussão de quem está certo ou errado justificando essa reposta.
Ler para os alunos as conclusões dos dois funcionários e solicitar se existe uma forma de representar a fala dos dois quando dizem que 3 vezes o 5 é igual a 15 carros ou que 5 vezes o 3 é igual a 15 carros.
Após o levantamento de hipóteses dos alunos apresentar para eles a forma simplificada para expressas as duas frases do João Pedro e do Luis Antônio.


3 x 5 = 15 carros ou 5 x 3 = 15 carros.



Como atividade de fixação, utilizaremos novamente a folha quadriculada, onde cada aluno fará a operação aditiva e multiplicativa.

Contando em linhas e colunas

1) Pinte o quadriculado de acordo com o número de linhas ou colunas.


a) 2 linhas de 6 colunas 6 colunas de 2 linhas


6 + 6 = ____ ou 2 x 6 = _____ 2+2+2+2+2+2= ____ ou 6 x 2 =-__

Então, 2 x 6 = _____ x ______ .


b) 3 linhas de 7 colunas 7 colunas de 3 linhas

_____ + ____ + ____ = _____ 3+___+___+___+___+___+___=______

Ou ___ x___ = _____ ou ____ x _____=______

Então, _____ x______ = _____


2) Retornar a aula anterior e acrescentar a forma multiplicativa nas atividades realizadas somente com a forma aditiva.



Tema de casa

Os alunos receberão uma folha xerocada com atividades relacionadas aos estudos realizados até o momento.


3ª Aula


Revisar o tema, sanar as dificuldades encontradas pelos alunos.
Retomar o que já estudamos até o momento.
Hoje iremos trabalhar com dobraduras, recorte e colagem envolvendo a adição e multiplicação.
Cada aluno irá receber uma folha de papel colorido e irá recortar 9 camisas.
Após todos realizarem essa atividade, solicitarei aos alunos que colem em três camisas 4 botões, e façam a operação de adição e multiplicação.
E assim sucessivamente.
Este trabalho será colocado em um grande painel com as atividades realizadas pelos alunos, onde ficará exposto na sala de aula.


Tema de casa


1) Escrever um relatório sobre a atividade desenvolvida na sala de
aula.

2) Trazer canudinhos de refrigerante.


4ª Aula

No primeiro momento solicitar para alguns alunos, que leiam o relatório da atividade da aula passada.
No segundo momento propor para os alunos a confecção de um jogo.
Cada aluno receberá uma cópia do jogo, onde o mesmo deverá ser colado em uma folha mais grossa e recortado.



JOGO DA MULTIPLICAÇÃO

. Recorte a roleta para jogar e monte-a fixando um lápis no centro para girar um clips:
Separe um dado com 6 bolinhas de 1 até 6.
Convide outro colega para jogar com você.
Separem doze copinhos de cafezinho e 50 canudinhos de refrigerante cortados em tamanhos menores para encaixá-los nos copinhos de cafezinho.
O jogo terá 5 rodadas. Em cada rodada, cada jogador lança o dado para ver quantos copinhos de cafezinho irá ocupar e roda a roleta para ver quantos canudinhos deverá colocar em cada copinho, completando a sua tabela.
Ao final das 5 rodadas, será vencedor aquele que tiver utilizado o maior número de canudinho


Tema de casa

1) Fazer o relatório do jogo da multiplicação.

sábado, 10 de maio de 2008

Projeto de leitura

A escola em que trabalho no turno da tarde esta participando do Projeto de leitura. Todos os dias os alunos e a comunidade escolar param mais ou menos 20 minutos para lerem. Cada um busca uma fonte de leitura, oferecida pela professora, pelos alunos e também pela comunidade, essas fontes são bem variadas e organizadas: mala de livros, sacolas de poesias, biblioteca de classe, caixa com gibis, informativos de jornais, fábulas, contos, panfletos todos os portadores de textos. Cada professora organiza de maneira que os alunos fiquem curiosos e sintam prazer em ler.
Percebemos que esse projeto já vem surtindo efeitos, pois através de relatos dos pais e dos próprios alunos ocorreu um grande desejo em ler e buscar novas fontes de leitura. Esse resultado é notável através das produções escritas e dos relatos orais dos alunos.