segunda-feira, 31 de maio de 2010

Aprender e Transformar

Essa semana bem como todas as outras desde que iniciei no PEAD tenho procurado aproveitar
todos os momentos vivenciados para colocar em prática todas as possibilidades inovadoras que têm como objetivo facilitar a aprendizagem dos meus alunos. Percebi que aprendi muito no decorrer desse tempo, que modifiquei muito meu modo de pensar e agir em prol dos meus alunos. Hoje posso afirmar que transformei minha sala de aula em um local onde as crianças aprendem com prazer e não só para aquele momento,mas para vida toda. Tenho proporcionado momentos de desafios, debates, discussões, trabalhos em grupos, onde os alunos possam expressar sua idéias,suas dúvidas e certezas a respeito dos diferentes desafios que são propostos. Nas avaliações orais que os grupos realizam fica evidente o crescimento dos mesmos a maturidade que tratam os assuntos que normalmente geram polêmicas.
Segundo Piaget “ O ideal da educação não é ensinar o máximo,maximizar os resultados,mas acima de tudo aprender a aprender,aprender a se desenvolver,e aprender a continuar a se desenvolver,mesmo após deixar a escola.” (PIAGET,1976,p.30)

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Refletindo e Aprendendo
















6ª Semana – Reflexão






Durante esta semana procurei trabalhar com meus alunos de maneira bem diversificada, além das atividades propostas, utilizei jogos, bem como a confecção dos mesmos. Em matemática foi possível sistematizar a tabuada através dos jogos de cartas, onde os mesmos ao jogarem eram estimulados a raciocinar e buscar o resultado exato do desafio proposto. Nas próximas aulas quero ampliar os jogos para os outros componentes curriculares. Segundo Jean Piaget"Os jogos tornam-se mais significativos à medida que a criança se desenvolve, pois, a partir da livre manipulação de materiais variados, ela passa a reconstruir objetos, reinventar as coisas, o que já exige uma adaptação mais completa.(PIAGET,1992, p.158.)".
Percebi que através dos jogos os alunos estavam brincando, mas ao mesmo tempo enriquecendo seu desenvolvimento intelectual, pois os mesmos eram desafiados a utilizarem estratégias para vencer o colega adversário e ao mesmo tempo,buscar respostas imediatas e corretas. Além disso, ficou evidente o respeito entre eles,principalmente quando um colega não estava muito atento ao jogo e prejudicava sua equipe,eles o incentivavam com palavras que demonstravam afeto,respeito e entusiasmo para a próxima rodada. Isso no meu entendimento é muito importante, pois demonstra que todos os valores os quais trabalho com eles agora estão sendo colocados em prática.
Gostaria de registrar a visita que recebemos da professora Vera,foi sensacional,ela foi incrível,transmitiu uma alegria,uma tranquilidade.Deixou muitas sugestões,além de ajudar na sala de aula,utilizando o material dourado, os alunos também amaram a visita.Agradeço pelo apoio e pelo carinho.

terça-feira, 11 de maio de 2010

As conquistas da Semana






A semana foi agitada e diferente,pois além das aulas planejadas,realizamos alguns ensaios para homenagear as mães e confeccionamos um colar para presenteá-las. Quanto as atividades desenvolvidas, percebi que alguns alunos ainda permanecem com dificuldades em relação as operações de divisão e multiplicação, sendo que para ajudá-los utilizei muito o material dourado e o ábaco, mostrando para eles diferentes estratégias para chegarem aos resultados, realizei também atividades diferenciadas para sanar essas dificuldades.Quanto as produções textuais,ocorreu um grande avanço, foi visível o crescimento em relação aos marcadores temporais, bem como a utilização de um vocabulário diferente, conforme o contexto proposto. Em todos os meus planejamentos semanais procurei contemplar diferentes portadores de textos,pois penso que é uma forma a qual as crianças vão se apropriando de novas leituras e assim produzirão com mais riqueza e preocupação com a coerência e coesão e o prazer de escrever, denotando uma preocupação também com o leitor.
Josette Jolibert (1994) afima que o ato de escrever deve se concretizar em uma atmosfera que traduza o prazer de escrever. " prazer de inventar,de construir um texto, prazer de comprender como ele funciona, prazer de buscar as palavras,prazer de encontrar o tipo de escrita e as formulações mais adequadas à situação,prazer de progredir,prazer da tarefa levada até o fim, do texto bem apresentado". (p.16)

Assim acredito que meus alunos estão sendo desafiados para novas descobertas de aprendizagens,tendo oportunidade de explorar o que está a sua volta de diferentes maneiras. Sei que ainda tenho muito que investir,pois alguns alunos necessitam de um acompanhamento maior e até um olhar diferenciado, mas acredito que com calma e perseverança chegaremos lá. Ao realizarmos o trabalho com as notícias percebi que alguns alunos estavam com dificuldades em relação a interpretação da mesma,sendo assim preciso retomar esse trabalho pois não ficou sistematizado. Quanto aos outros conteúdos irei realizando a sistematização conforme a necessidade. Estou muito contente com a turma, pois tudo que proponho eles realizam com empenho e dedicação é claro que tenho alguns problemas, mas nada que não consiga contornar. Nossa apresentação foi sensacional, gravei os alunos cantando uma música para as mães e uma aluna declamando uma poesia,( POESIA CRIADA PELA TURMA ) as mães ficaram emocionadas e encantadas com o desprendimento dos filhos que na gravação estavam soltos, sem inibição.Essa apresentação foi exibida no data show e além disso foi enviada para São Paulo para o cantor Edson, pois a música é de seu CD. Estamos aguardando o retorno do mesmo. Depois aviso como foi.











































































































































































































































































segunda-feira, 3 de maio de 2010

Imagens de alguns trabalhos desenvolvidos nessa semana.











Educação no Consumo

Fiquei muito feliz com o resultado das pesquisas dos alunos sobre " Educação no Consumo ". Os mesmos salientaram que seus familiares relataram que muitas vezes gastam mais do que realmente é necessário. E que às vezes isso prejudica o orçamento da família e que eles se privam de outras coisas como por exemplo, comer mais carne durante a semana ou até mesmo ir visitar os parentes. Um aluno comentou que o pai comprou um aparelho de DVD mais moderno e ficou com as prestações muito alta para pagar e assim ficaram sem fazer as compras da semana,isso prejudicou eles,pois ficaram sem o leite,sem carne e sem frutas,tudo pelo simples fato do pai ter trocado o aparelho e que agora ficaria igual ao do tio, com um aparelho potente.Os alunos discutiram essa situação e foi muito legal perceber que eles perceberam que não é simplesmente comprar por comprar. Além disso percebi como as crianças se posicionaram frente a essas questões de consumo e como eles defenderam suas ideias, argumentando e fazendo outros colegas a refletirem sobre o assunto. Fiquei satisfeita e orgulhosa de perceber como eles estão cada dia mais criticos. Penso que este é o caminho,levar nossos alunos a defender suas ideias,tornando-os capazes de buscar sua própria autonomia.