quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Didática,Planejamento e Avaliação



Ao realizar a leitura do texto "Planejamento: em busca de caminho" Maria Bernardette Castro Rodrigues, percebi o quanto o ato de planejar se faz necessário em todo o momento de nossa vida,pois em toda a trajetória da humanidade o homem primitivo planejava suas estratégias de caças, ataques,defesas... Essa é uma exigência do ser humano, é um ato de pensar sobre o possível e viável fazer,executar.Quando iniciei minha prática pedagógica, só realizei meu planejamento durante meu estágio,pois achava uma chatice,uma perca de tempo,tive esse pensamento durante os dois primeiros anos. Logo percebi que estava errada e comecei a planejar minhas aulas, foi a decisão mais correta e coerente que realizei tanto para mim como para meus alunos.Hoje, tenho plena convicção que o planejamento é de suma importância pois define os meus objetivos, fazendo com que atendam as necessidades dos meus alunos, evitando assim repetições,imprivisos.Essa interdisciplina vai contribuir de forma significativa no meu cotidiano em relação ao planejamento, uma vez que sou adepta ao mesmo e não consigo ministrar uma aula sem antes parar,planejar e avaliar a mesma antes e após a execução. Agora quase na reta final do TCC, mais uma vez fica evidente o quanto um bom planejamento ajuda no dia-a-dia principalmente na escrita do mesmo, pois além de muita leitura a organização para o desenvolvimento do trabalho é de suma importância. Recebi a devolutiva da primeira versão e fiquei muito feliz, pois a professora Natália extremamente dedicada apontou com clareza meus erros e além disso soube conduzir de maneira educada a reescrita da próxima versão,sinto-me muito confiante e segura com ela.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Leitura Compartilhada




Quero compartilhar o trabalho que realizei com duas turmas, uma de terceiro ano e a outra do quinto ano, sou professora das turmas turma porém em escolas diferentes.
Partindo dos estudos realizados nas interdisciplinas de Literatura e Ludicidade, optei por trabalhar com uma coletanêa de contos do escritor Ferreira Gullar " O Touro Encantado ", primeiro por ser ele um possuidor de múltiplos talentos e também por essa coletanêa revelar os momentos marcantes de sua infância.
Iniciei o trabalho com os alunos estudando a biografia do autor, explorando a capa do livro, realizamos a leitura da apresentação da coletanêa, apresentei o índice do livro e uma vez por semana realizava a leitura compartilhada, conforme as crianças elegiam o título para ser trabalhado.
Um dos contos elencados que vou relatar foi " A Pipa ". O autor descreve detalhadamente como era feito a Pipa, com quem brincava,quem criava suas Pipas ou Papagaios. Explorei bem esse conto.
Organizei com a turma a confecção das pipas passo-a-passo. E aguardei um dia de vento para empinarmos as Pipas.
Foi sensacional, as crianças amaram, assim houve um aprendizado junto com a brincadeira. Tenho certeza que os alunos jamais irão esquecer esse momento mágico que proporcionei para eles.
Deixo aqui o convite para que leiam " O Touro Encantado" de Ferreira Gullar,será uma leitura maravilhosa.
O trabalho com essa coletanêa ainda continua, já realizamos leituras e trabalhos com os títulos: Os gatos da noite, O dente, A pipa e Marquinhos.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Inclusão


Quando iniciamos a interdisciplina de inclusão, percebi o quanto a mesma era de suma importância, pois sempre me senti muito perdida em relação a trabalhar com alunos de inclusão,atualmente penso que a educação escolar inclusiva não pode ser pensada somente na colocação do aluno na sala de aula, mas se preocupar com que todos os alunos se envolvam entre si e com o professor. “A escola inclusiva deve ser a solução para as pessoas com necessidades educativas especiais, uma vez que a escola é a responsável por formar o cidadão “e a ele deve ser dada a oportunidade de obter e manter um nível aceitável de conhecimentos” (Declaração de Salamanca, 1994).Portanto a proposta pedagógica precisa buscar alternativas que possibilitem preparar estas pessoas para exercer sua cidadania com dignidade, bem como, “sua inserção no mercado de trabalho”.( Art.2º-LDBEN).Finalmente, uma educação escolar inclusiva que quer ser positiva deve compreender a interação benéfica entre professores, pais, coordenação e colegas de aula, formando um conjunto preocupado com a educação escolar adequada para todos. Segundo Vygotski (1997), a relação com o outro implica desenvolvimento, sendo possível se dizer que a diversidade em educação escolar inclusiva enriquece, mas se ocorrer ação e relação entre as pessoas. “A educação deve ser integradora, integrando os estudantes e os professores numa criação e recriação do conhecimento comumente partilhado.O conhecimento, atualmente, é produzido longe das salas de aula, por pesquisadores, acadêmicos, escritores de livros didáticos e comissões oficiais de currículo, mas não é criado e recriado pelos estudantes e pelos professores nas salas de aula”. (Freire,1986,p.19).

terça-feira, 9 de novembro de 2010


Linguagem
Ao realizar a leitura do texto: A leitura, a Escrita e a Oralidade como artefatos culturais ( DALLA ZEN TRINDADE, 2002), percebi que ainda necessitava de mais subsídios para conseguir responder as questões pertinentes ao texto,com esse intuito busquei outras leituras as quais pudessem ampliar meus conhecimentos para entender melhor essas questões referentes a fala e a escrita. Para sanar minhas dúvidas busquei na leitura do livro: Língua Materna nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental de Concepções e Questões Práticas, da organizadora Ligia Martha Coelho, onde realizei a leitura do texto, Labuta de fala,labuta de leitura,labuta de escrita de João Wanderley Garaldi,permitindo assim que eu pudesse realizar um paralelo entre os dois textos para conseguir responder as questões solicitadas para o trabalho.Tenho certeza que minha busca foi de suma importância e que, assim minha aprendizagem foi mais significativa.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Planejamento e TCC


Didática, planejamento e avaliação - B

Ao realizar a leitura do texto "Planejamento: em busca de caminho" Maria Bernardette Castro Rodrigues, percebi o quanto o ato de planejar se faz necessário em todo o momento de nossa vida,pois em toda a trajetória da humanidade o homem primitivo planejava suas estratégias de caças, ataques,defesas... Essa é uma exigência do ser humano, é um ato de pensar sobre o possível e viável fazer,executar.Quando iniciei minha prática pedagógica, só realizei meu planejamento durante meu estágio,pois achava uma chatice,uma perca de tempo,tive esse pensamento durante os dois primeiros anos. Logo percebi que estava errada e comecei a planejar minhas aulas, foi a decisão mais correta e coerente que realizei tanto para mim como para meus alunos.Hoje, tenho plena convicção que o planejamento é de suma importância pois define os meus objetivos, fazendo com que atendam as necessidades dos meus alunos, evitando assim repetições,imprivisos.Essa interdisciplina vai contribuir de forma significativa no meu cotidiano em relação ao planejamento, uma vez que sou adepta ao mesmo e não consigo ministrar uma aula sem antes parar,planejar e avaliar a mesma antes e após a execução.Atualmente escrevendo o meu TCC, percebi o quanto um bom planejamento interfere na realização de qualquer tarefa.