segunda-feira, 23 de novembro de 2009

PA " A energia em nossas casas"


Partindo das dúvidas e das certezas, continuamos nossas buscas onde os alunos trouxeram mais questionamentos pertinentes a este tema. Um aluno confeccionou em casa com a ajuda de seus pais, uma maquete sobre como a energia chega até a nossa casa. Partindo desta iniciativa os colegas elegeram o nome do PA como sendo: " A energia em nossas casas".
Nossa próxima etapa será a saída de estudos com a visitação da eletrosul, pois foi uma solicitação dos alunos.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Texto de Harlan Lane

Após a leitura do texto, percebemos que nossa sociedade nos impõem padrões. Esses padrões devem estar em sintonia com o que nos é imposto, caso contrário somos denominados de anormais, recebendo os mais variados rótulos.
Assim ocorrem com as pessoas portadoras de deficiência auditiva, muitas são rotuladas como incapazes, quando na verdade são pessoas com potencial incrível, basta dar oportunidade e confiar.
Segundo o texto, percebe-se que a política de ensino para surdos nos apresentam duas possibilidades nas mãos das comunidade surda, adotar a proposta de reforma dentro de um sistema audista ou lutar contra essa exclusão .
Na primeira opção trata-se de entender sua experiência surda como sendo uma enfermidade, embora saibam que são muito capazes.
Na segunda opção a luta é grande e exaustiva, pois cabe aqui ressaltar que os surdos necessitam ganhar a confiança o apoio dos ouvintes para demonstrarem assim sua capacidade de interagir e participar numa sociedade tão competitiva e preconceituosa.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Projeto de Aprendizagem

Em um determinado dia estávamos assistindo um vídeo sobre o Rio Gravataí, quando faltou energia elétrica. Surgiram então alguns questionamentos dos alunos, o qual aproveitei e iniciei um projeto de aprendizagem.
Durante a conversa surgiram as seguintes dúvidas e certezas:
1- De onde vem a energia elétrica?
2- Como é que a energia elétrica chega até a nossa casa?
3- O fio é feito do que,pois ele suporta transmitir energia até a nossa casa?
4- Como os passarinhos não morrem quando pousam no fio da luz?
5- É verdade que a luz vem da água?
6- Como que a água não dá choque?
7- Porque falta luz se nós pagamos a luz?
8- O que é gato?
9- Porque quando chove não dá choque na casa,na rua,nos carros,nas pessoas?
10- O carvão, a casca de arroz e o bagaço da cana-de-açúcar podem se transformar em energia elétrica?

As certezas foram:

1-Luz faz muita falta em qualquer dia e hora.
2-Colocar a mão na tomada, dá choque.
3-Precisamos economizar energia, fica mais barato no final do mês.
4-Que empinar pipa perto dos fios elétricos é perigoso.
5-Luz, a melhor invenção do mundo.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Temas geradores

O uso dos temas geradores na prática pedagógica, conforme Paulo Freire propicia uma aprendizagem global. Através do tema gerador é possível avançar além do limite de conhecimento que os alunos possuem de sua própria realidade, podendo dessa forma melhor compreende-la a fim de poder nela interferir, criticar e buscar novos conhecimentos.
Penso que quando trabalhamos com o tema gerador, os resultado implicam em mais qualidade de vida, são indicativos de mais cidadania, de mais participação nas decisões da vida cotidiana e de vida social.
Além de que, através do tema gerador podemos ministrar os conteúdos de uma forma mais prática, mostrando aos nossos alunos o quanto aprender torna-se fácil e prazeroso.
Através do tema gerador nós professores podemos ter uma visão melhor de nossos alunos, pois é desse modo que nos aproximamos mais deles, podemos entendê-los melhor e compreender suas angústias.
Sem dúvida nenhuma, trabalhar com tema gerador leva nossos alunos a obter uma aprendizagem com mais qualidade.