Reflexão:
Para que a inclusão aconteça de fato, a família é o primeiro grupo social do qual a criança faz parte, sendo o ponto de partida. É nela que se estabelecem as interações iniciais, por vínculos constituídos entre seus membros. Desta forma os pais encontram-se com a tarefa fundamental de proporcionar o primeiro espaço de inclusão para a criança. A segunda parte fica com o educador.
O professor é figura importante, que vai fazer o trabalho de integração e inclusão da criança na escola e na sociedade. Um trabalho para ser considerado inclusivo tem que funcionar conjuntamente com a família, a comunidade e a escola.
A escola precisa além de mediar o saber cientifico, influir em todos os aspectos relativos aos processos de socialização e individualização da criança, como no desenvolvimento das relações afetivas, na participação social na capacidade comunicativa e na identidade pessoal.
Um comentário:
Maria Verônica ótima refelxão! Mas você acha que família e escola estão preparados para promover a inclusão? Você observa isso na prática? Vamos conversando...
Postar um comentário