segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Texto de Harlan Lane

Após a leitura do texto, percebemos que nossa sociedade nos impõem padrões. Esses padrões devem estar em sintonia com o que nos é imposto, caso contrário somos denominados de anormais, recebendo os mais variados rótulos.
Assim ocorrem com as pessoas portadoras de deficiência auditiva, muitas são rotuladas como incapazes, quando na verdade são pessoas com potencial incrível, basta dar oportunidade e confiar.
Segundo o texto, percebe-se que a política de ensino para surdos nos apresentam duas possibilidades nas mãos das comunidade surda, adotar a proposta de reforma dentro de um sistema audista ou lutar contra essa exclusão .
Na primeira opção trata-se de entender sua experiência surda como sendo uma enfermidade, embora saibam que são muito capazes.
Na segunda opção a luta é grande e exaustiva, pois cabe aqui ressaltar que os surdos necessitam ganhar a confiança o apoio dos ouvintes para demonstrarem assim sua capacidade de interagir e participar numa sociedade tão competitiva e preconceituosa.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá... esse texto é bem interessante, nos faz refletir... mas temos que pensar que já evoluímos bastante nesta área não acha? Mas muito ainda tem que se fazer...