quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Considerações sobre a Prática de Leitura e Letramento



Considerações sobre a Prática de Leitura e Letramento


Ensinar a ler vai muito além de ensinar a decodificar palavras em um texto. É um processo que deve orientar os alunos no emprego de estratégias de leitura, na busca da construção e re ( construção ) dos significados de um texto.
Ler é um ato, pois, que exige esforço ,mental ativo. Daí, a importância do professor intervir nesse processo, orientando, incentivando, ensinando novos procedimentos que facilitem a interpretação das leituras propostas.
Ensinar a ler faz parte do conjunto de práticas sociais que constitui o letramento. Na é suficiente, pois, decodificar a língua pára ser letrado. É necessário apropriar-se de uma nova condição, ou seja, tornar-se usuário dessa língua como leitor e produtor de textos, selecionando o que é de seu interesse de acordo com suas intenções, expressar-se, enfim, adequando a comunicação escrita aos diferentes contextos e condições de produção, não apenas relacionados ao espaço escolar.
Ensinar a ler passa também pela ação de despertar o gosto pela leitura que proporciona acesso ao conhecimento produzido ou em produção. Como assinala Antunes ( 2003 ), “ O aluno, antes de qualquer coisa, deveria estar convencido das vantagens de saber ler e poder ler” .










Um comentário:

Geny disse...

Olá Maria Verônica!

Nos semestres dos eixos anteriores você vai encontrar material de apoio para realização do seu TCC que estou achando muito interessante.
Queremos saber mais sobre o assunto!

Abraços,

Geny