quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Representação do Mundo pelos Estudos Sociais



Ao rever a minha linha do tempo, recordei que ao realizá-la para a interdisciplina Representação do Mundo pelos Estudos Sociais, coloquei como marcante o inicio da minha vida escolar. Ainda é muito presente na minha memória uma professora que sabia como ninguém nos encantar com suas histórias mágicas com os contos de Fadas. A mesma tinha uma entonação de voz maravilhosa, quando ela dramatizava os contos parecia que eu estava vivenciando a história e que era parte integrante da mesma. Atualmente, quando proponho leitura de contos para os meus alunos, tento resgatar tudo aquilo que era mágico, encantador que ficou marcado em minha vida. No contexto educacional, sabe-se que é preciso conquistar a capacidade de ler desde a alfabetização. As crianças pequenas adoram ouvir histórias. Ler significa refletir, pensar, estar a favor ou contra, comentar, trocar opinião, posicionar-se enfim, exercer desde sempre a cidadania. Desta forma, o livro deve ser sempre valorizado como objeto de prazer e conhecimento e o contar histórias desenvolve a imaginação da criança, bem como o gostar e respeitar esses contos. Como diz Monteiro Lobato,

“A criança é um ser onde a imaginação predomina em absoluto. Nos livros ela quer que lhes demos cartolas, coisas mais altas do que podem entender. Isso lisonjeia tremendamente. Mas se o tempo inteiro a tratamos puerilmente, ela nos manda às favas”.( Nova Escola, Maio de 1998, p.11)

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Mª Verônica!
É incrível que as histórias estimulem boas lembranças tanto para os alunos com para os professores!
Na medida do possível vá nos colocando a sua caminhada, e seu TCC!
Abraços,
Geny