terça-feira, 13 de outubro de 2009

Módulo – 3 - Trabalho de Campo

Entrevistei uma criança de 4 anos, ela é uma menina muito esperta,criativa e inteligente.
A história relatada refere-se a uma cachorrinha que ela ganhou dos pais. Ela começa contando assim:
Tia, eu ganhei a Lili, sabe que ela é uma cachorrinha muito lindinha, meu pai me deu ela para mim ficar na creche, eu chorava e não queria ficar com as outras crianças. Daí a Lili puxou o tapete da mamãe e a minha mãe, sabe brigou com ela e eu chorei.O Papai bateu na Lili porque ela vai debaixo da cama, só que ela foge e se esconde lá na casa da minha vó, que é bem longe.Sabe tia minha amiguinha não brinca comigo na creche e o meu amiguinho fez xixi no tapete da creche.e ele chorou,chorou....
Analisando a história da menina e comparando com os vídeos que assisti, fica evidente que as crianças desta fase costumam fantasiar e em alguns momentos relacionam as experiências do seu dia-a-dia. Até mesmo expressam através de gestos a sua preocupação com os fatos transcorridos na história em que descrevem.
No caso da menina,ela demonstrava claramente sua preocupação em relação a Lili, quando a mãe brigava com ela. Também no momento em que ela relatou que o amiguinho fez xixi no tapete, sua expressão era de pena, pois ele estava chorando e aquilo deixou ela muito tensa e nervosa,depois ela me relatou que a mãe dela ficava muito braba com ela quando ela fazia xixi no chão. Então entendi a sua preocupação.
Como é importante esse desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança, pois é a partir desta construção que ela se inicia no discurso narrativo e que será a base para sua expressão oral.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Certamente as crianças desta fase costumam fantasiar e em alguns momentos relacionam com as experiências do seu dia-a-dia. Belo trabalho para analisar! Abraços