segunda-feira, 28 de junho de 2010

Sistematização da Aprendizagem






Essa semana meu propósito era de realizar a sistematização dos conteúdos desenvolvidos até o momento, pois os alunos logo iniciarão as atividades avaliativas e precisam sanar as dificuldades encontradas até esse momento. Durante a realização das atividades fiquei surpresa com alguns alunos que estavam com dificuldades na memorização da tabuada,
pois propus para eles um desafio matemático utilizando jogos como bingo,memória,pontinhos.Esses alunos foram os que mais se destacaram e ficavam angustiados quando não conseguiam preencher sua tabela.Ficou evidente essa angustia e a busca de estudar mais para competir e ganhar dos outros colegas.Além disso tivemos a visita da Márcia,que participou efetivamente das atividades propostas,auxiliando com carinho e dedicação,fiquei feliz pois parecia que ela era a monitora da sala de aula.A atividade desenvolvida nessa tarde foi a receita do docinho branquinho de leite em pó, ficou muito boa e as crianças participaram em todas as etapas.
Segundo Maturana “O educar se constitui no processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro no espaço de convivência (Maturana, 1998b, p. 29).”
Penso que através de diferentes formas de se ministrar nossas aulas,possamos estar contribuindo para que nossos alunos sejam capazes de opinar, criticar,tornando-se pessoas desafiadoras e em busca de seus ideais.

domingo, 13 de junho de 2010

Construindo Conhecimentos


Construindo Conhecimentos ...


Ao trabalhar com os alunos o filme “Outro Conto de Cinderela”, percebi como os alunos ficaram atentos as diferentes situações sociais que aconteciam no decorrer do filme. Percebi que algumas questões como o desrespeito, a intolerância, provocaram grandes discussões e reflexões. Fiquei feliz em perceber que os alunos tiveram um olhar crítico sobre o filme, evidentemente fui feliz na escolha do mesmo.Através do estágio curricular estou conseguindo praticar e teorizar muito mais, pois agora percebo como são importantes para que o trabalho se desenvolva com mais segurança. No início do curso do PEAD não compreendia como as teorias poderiam estar vinculadas na minha prática, hoje posso evidenciar muito bem a importância de ambas. Percebi que através do diálogo, do companheirismo e de atividades diversificadas, mostrei para meus alunos que os mesmos são capazes que podem e devem ir em busca de uma vida melhor,estudando, sendo críticos defendendo suas ideais,tenho certeza que fui uma mediadora para que eles possam ir em busca de suas realizações.“... ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” (FREIRE, 1996, p. 52).