segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Representação do Mundo pela Matemática





No decorrer do meu TCC, me reportei a interdisciplina da Representação do Mundo pela Matemática, pois solicitei aos meus alunos que respondessem algumas questões referentes ao meu trabalho, após realizei a tabulação através de gráficos, onde trabalhei com meus alunos, assim fica evidente que a aprendizagem está intimamente relacionada à ação do sujeito através da exploração de objetos, físicos ou do pensamento, onde o aluno tem a oportunidade de identificar as características dos objetos e as características das ações sobre esses objetos. Partindo dessas entrevistas tabuladas eles precisaram aplicar os conhecimentos sobre porcentagem e gráficos.Percebi como os alunos estavam empenhados em aplicar os conhecimentos adquiridos, sendo que ao aplicar esses conhecimentos eles estão demonstrando o que realmente entenderam. Embora meu TCC seja sobre Contos de Fadas, consegui fazer um gancho utilizando a matemática.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Representação do Mundo pelos Estudos Sociais



Ao rever a minha linha do tempo, recordei que ao realizá-la para a interdisciplina Representação do Mundo pelos Estudos Sociais, coloquei como marcante o inicio da minha vida escolar. Ainda é muito presente na minha memória uma professora que sabia como ninguém nos encantar com suas histórias mágicas com os contos de Fadas. A mesma tinha uma entonação de voz maravilhosa, quando ela dramatizava os contos parecia que eu estava vivenciando a história e que era parte integrante da mesma. Atualmente, quando proponho leitura de contos para os meus alunos, tento resgatar tudo aquilo que era mágico, encantador que ficou marcado em minha vida. No contexto educacional, sabe-se que é preciso conquistar a capacidade de ler desde a alfabetização. As crianças pequenas adoram ouvir histórias. Ler significa refletir, pensar, estar a favor ou contra, comentar, trocar opinião, posicionar-se enfim, exercer desde sempre a cidadania. Desta forma, o livro deve ser sempre valorizado como objeto de prazer e conhecimento e o contar histórias desenvolve a imaginação da criança, bem como o gostar e respeitar esses contos. Como diz Monteiro Lobato,

“A criança é um ser onde a imaginação predomina em absoluto. Nos livros ela quer que lhes demos cartolas, coisas mais altas do que podem entender. Isso lisonjeia tremendamente. Mas se o tempo inteiro a tratamos puerilmente, ela nos manda às favas”.( Nova Escola, Maio de 1998, p.11)

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Reflexão







O texto da interdisciplina de Linguagem e Educação - B, me fez refletir que além do letramento escolar, a escola deve com certeza, preparar o educando para a sua vida social, para que o mesmo possa defender sua idéia e posicionar-se diante de situações do dia-a-dia.Muitas vezes o aluno aprende mecanicamente não sendo preparado para a vida que o espera lá fora.A escola precisa evoluir muito no que diz respeito ao aprendizado do letramento social, pois embora aconteça letramento juntamente com a alfabetização, muitas vezes este letramento não serve suficientemente para a vida em sociedade.Cabe a nós educadores despertarmos para esta prática, pois só assim o individuo torna-se completo para viver dignamente em sociedade.Por isso, precisamos desenvolver em nossos alunos o senso crítico para os mesmos tomarem decisões com discernimento e responsabilidade