domingo, 25 de novembro de 2007

Atividades Significativas

Gostaria de partilhar com vocês algumas atividades significativas realizadas em minha escola nesse último Bimestre.
Desculpa a formatação pois foi uma apresentação do Power Point e só consegui colocar as escritas....

Introdução

Em meio aos desafios impostos diariamente em uma sala de aula o
professor se depara com momentos em que o plano ganha vida própria
na mente e na vida de seus alunos. Esses são momentos que se
destacam no cotidiano escolar. Onde é revelada a importante tarefa de
um professor. Através de inúmeros caminhos trabalha
em nome da construção do conhecimento....
“O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?”
“Isso depende muito de para onde você quer ir”, respondeu o Gato.
“Não me importo muito para onde…”, retrucou Alice.
“Então não importa o caminho que você escolha”, disse o Gato.
Lewis Carroll em Alice no País das Maravilhas

Apresentaremos a seguir alguns caminhos e queremos que nossos
expectadores se deliciem com cada passo dado.



Roteiro
Propostas Significativas
Alice no País das Maravilhas
Leitura Compartilhada e Biblioteca de Classe
Medidas e estimativa
Rio Gravataí
Vento
Avaliação




Propostas SignificativasAlice no País das Maravilhas
Objetivos:
Dar sentido a leitura como meio de ampliar cultura.
Encenando a leitura
Iniciou-se este trabalho com a leitura compartilhada da História Alice no País das Maravilhas, do autor Lewis Carrol, proposta realizada em parceria com a bibliotecária da escola. A obra foi contada para os alunos em capítulos e de acordo com o que era contado os alunos observavam lâminas de retro-projetor com imagens do próprio livro. No decorrer desta leitura foram propostas algumas atividades como produções escritas( Poesia, reescrita), desenhos, pequenas encenações ( de partes da história conforme estava sendo apresentada).
O fechamento desta atividade foi a produção de uma peça teatral envolvendo alunos, professoras, direção e mães de alunos para a confecção de cenário e no auxilio para organização de ensaios. Esta peça foi apresentada na Feira do Livro da Escola. Foi uma experiência significativa para todos os envolvidos. Veja a seguir o resultado desta tarefa totalmente coletiva e que por isso deu certo e foi um sucesso!
A Alice


Produção textual
Depoimento de alguns alunos que participaram da peça
Depoimento das alunas que fizeram o papel de Alice
Trechos da peça
Imagens da peça
Imagens da peça
Imagens da peça
Uma parte da equipe quetrabalhou na peça
Leitura Compartilhada e Biblioteca de Classe


Objetivos:
Desenvolver no aluno a leitura proficiente
Dar sentido a leitura como meio de ampliar cultura.
A lenda do Muri Keko
O trabalho de leitura compartilhada com este livro do autor Marcos Bagno, foi permeada de muita discussão, levantantamento de hipóteses sobre a história trazida pela obra literária, exploração das imagens . Com esta lenda foi possível trabalhar com questões como honestidade, medo,coragem...


Propostas desenvolvidas após a leitura da história:
Escrever um nova versão para essa história;
Criar cenários, personagens da lenda com diferentes materiais ( Caixa de papelão, massinha de modelar...)


Escrever opinião sobre a lenda;
Organizar um livro único com os trabalhos desenvolvidos.
Leitura Compartilhada
A lenda do Muri-Keko
Um dos livros indicados
para a leitura
compartilhada dos
terceiros anos
Alunos realizando a leitura compartilhada
Aluno lendo


Depoimento de aluna sobre o livro Muri-Keko
Trabalhos realizados em artes
Trabalho realizado em artes
Momento de criação e depoimento de alunos sobre o livro Muri-Keko
Produções escritas
Biblioteca de classe
Momento de leitura
Registro de livros retirados
Medidas e estimativa


Objetivos:
Desenvolver a noção de estimativa, equivalência e medida
Dar sentido a necessidade da utilização de medidas padrão no dia-a-dia das sociedades.
Estimular o raciocínio e a percepção das crianças em relação às medidas-padrão
O trabalho de consistiu do uso de uma folha de ofício e de material dos próprios alunos. De posse
disso os alunos foram convidados a construir uma régua com tiraras de papéis. Estas, coladas umas
nas outras,seriam perfiladas de modo que atingissem a medida de um metro. Discutiu-se o valor de
um metro em centímetro e o valor da metade de um metro, o valor da metade da metade de um
metro, e assim por diante. Cada um desses parâmetros era reconhecido a cada dobradura da tira
em sua metade. Com esse instrumento os alunos foram convidados a medir diversos móveis e objetos
presentes na sala de aula.
Através de brincadeiras e Jogos, a dinâmica desse exercício estimula o raciocínio e a percepção das
crianças em relação às medidas-padrão. Retomamos o conceito de medida padrão ao
confeccionarmos pipas. Alguns alunos desatentos não respeitaram as medidas determinadas nas
instruções de confecção de pipas oferecidas. Como resultado tivemos algumas pipas que não
voaram. Pudemos a partir dessa experiência retomar a importância do uso da medida padrão na
construções de um objeto.
Fotos do procedimento usado em aula sobre medidas de comprimento
Medida de comprimento no lúdico
Rio Gravataí
Objetivo:
Espera-se que as crianças, através de estudos das problemáticas relacionadas à história dos rios, em diferentes tempos e locais, reflitam sobre algumas relações entre as sociedades e a natureza, seu mundo individual e privado e o mundo coletivo e público, e as dimensões sociais, culturais, históricas, geográficas e ambientais presentes em seu cotidiano.
O rio da minha aldeia
A proposta concretiza-se a partir dos estudos de problemáticas atuais, da sociedade brasileira ( na sua relação também com outras sociedades), e de suas relações históricas e geográficas no passado.
Ao longo do ano procuramos contemplar as relações entre o mundo individual e o mundo social dos convívios sociais , culturais, históricos e com a natureza.
Ao longo do trabalho se utilizou diferentes linguagens como entrevistas, análises de memórias, procedimento de leitura e de produção de textos,análise de imagens. Ao mesmo tempo,´pretende-se que estabeleçam relação entre os dados coletados em seu cotidiano e em seu entorno com outras vivências, realidades e problemáticas para que possam refletir sobre as dimensões sociais e coletivas do mundo social do qual fazem parte.
Instalações de rios – momento de produção
Instalações de rios
Registros gráficos - Mapas
Registros gráficos - Artes
Registro no caderno sobre a Palestra do professor Nilson sobre o Rio Gravataí
Vento
Objetivos:
Compreender que o movimento do ar na superfície da terra ocorre de uma região menos aquecida para outra mais aquecida;
Identificar detectores de movimento de ar como biruta e cata-vento;
Vento vai...vento vem...
Realizamos com as turmas de 3º Ano um estudo sobre fenômenos climáticos e meteorológicos que formam os ventos e chuvas. Para comprovar a ação do vento confeccionamos conforme as orientações descritas na apostila um cata-vento e partimos para a pesquisa sobre pipas, buscando informações históricas sobre as pipas, tais como nomes, formatos, materiais utilizados na confecção e locais apropriados par empiná-las devido aos perigos do empino de pipas.
Após esta pesquisa os alunos confeccionaram suas pipas e fomos apara o campo do colégio onde achamos mais apropriado para que empinassem suas pipas e assim compreendessem um pouco mais a ação do vento.
Essa atividade lúdica foi muito prazerosa, nossos alunos estavam realizados com suas descobertas.
Experimentando o vento com cata-ventos
Experimentando o vento com pipas
A construção das pipas
A construção das pipas
Avaliação
As seqüências, seguem um esquema centrado na
construção sistemática dos conceitos e oferece um
grau notável de participação dos alunos que
possibilitam que as aprendizagens sejam o mais
significativo possível.
Podemos ver que a partir de nossas
propostas de trabalho aparecem, para os alunos,
diferentes oportunidades de aprender diversas
coisas e, para nós como educadores, uma
diversidade de meios.
Esperamos que tenham gostado deste nosso pequeno espetáculo!

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