terça-feira, 20 de novembro de 2007

Jogos e brincadeiras

Numa época em que vivenciamos a inclusão digital,presenciamos a tecnologia e convivemos com a globalização podemos nos perguntar como despertar o gosto e o interesse dos alunos por nossas aulas?

Diante de tal questionamento,entendo,enquanto educadora, que a transformação e o crescimento, as ampliações de novos horizontes e de novas idéias se dão quando o professor se arrisca e ousa buscando novas alternativas, trilhando novos caminhos que facilitem a construção do conhecimento de seus alunos.

Ao utilizar jogos e brincadeiras em sala de aula, o professor estará propiciando um espaço lúdico, onde as crianças também possam realizar atividades que lhes tragam satisfação e ao mesmo tempo, reforcem os conteúdos até então aprendidos.

Freire, entre outros autores, afirma que ensinar exige consciência de inacabamento, respeito à autonomia do aluno, aprensão da realidade, alegria e esperança, mudança, curiosidade, liberdade, saber escutar, diálogo.

Tendo em vista todas essas teorias e por considerá-las de suma importância é que utilizo os jogos e brincadeiras em sala de aula, isso ocorre com bastante freqüência, embora algumas colegas não concordem , pois entendesm que brincadeiras e jogos em sala de aula é pura e simplesmente uma forma de matar o tempo. Mesmo assim continuo com minha prática em sala de aula.

Aqui estão algumas atividades lúdicas que realizo com meus alunos:

Memória de contos de fadas, enfatizando personagens, problema central, solução para o problema, finalização do conto, tempo em que aconteceram os fatos...

Trilha de sinônimos.

Caçando palavras ( referente a determinado tema estudado ).

Roleta da produção textual, onde cada roleta apresenta um tema.Exemplo per4sonagens, local, tema desfecho ...

Confecção de ábaco.

Confecção de material dourado...´

É bom relenbrar que todos os jogos confeccionados quer pelos professores ou alunos devem estar integrados com os conteúdos já desenvolvidos pelos alunos e os mesmos devem ser claros e objetivos. A ênfase está em transformar o saber em fazer.

Nenhum comentário: