segunda-feira, 4 de maio de 2009

Concreto Operatório

Após estudo realizado sobre os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo e análise dessas fases, constatei que meus alunos estão na fase operacional concreta.Essa é a fase das operações concretas, tarefas mentais ligadas a objetos e as situações concretas. Aqui o aluno demonstra sua capacidade de lidar com operações como a conservação, a classificação e a seriação. Nesse estágio o aluno desenvolve um sistema completo e muito lógico de pensamento. Para concretizar esse estágio proponho para meus alunos desafios lógicos, atividades que eles busquem diferentes estratégias para chegar a formas diferente de resolução. As atividades sempre estão relacionadas a números, comprimento, e volume...A criança nessa fase ainda não é capaz de raciocinar sobre problemas hipotéticos, abstratos, que envolvam a coordenação de muitos fatores simultaneamente.O conhecimento do pensamento operacional concreto será de grande valia em todas as séries. Sendo que nas séries iníciais os alunos estão se aproximando dos sistema lógico de pensmento. Nas série intermediárias, ele está plenamente desabrochado, pronto para ser aplicado e ampliado pelo seu ensino. Fica bem evidente que as fases não estão ligadas a idade cronológica das crianças

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Mª Verônica seu portfólio contém registros pertinentes com seus estudos acadêmicos. Interessante a sua constatação do estágio que se encontram os seus alunos, após estudos do desenvolvimento cognitivo. Essa consciência é muito benéfica para o trabalho de um educador. Todas as suas reflexões são muito importantes. Parabéns!
Desejo sucesso empreendedor na sua vida particular, profissional e acadêmica.
Um grande abraço,
Profª Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS