segunda-feira, 31 de maio de 2010

Aprender e Transformar

Essa semana bem como todas as outras desde que iniciei no PEAD tenho procurado aproveitar
todos os momentos vivenciados para colocar em prática todas as possibilidades inovadoras que têm como objetivo facilitar a aprendizagem dos meus alunos. Percebi que aprendi muito no decorrer desse tempo, que modifiquei muito meu modo de pensar e agir em prol dos meus alunos. Hoje posso afirmar que transformei minha sala de aula em um local onde as crianças aprendem com prazer e não só para aquele momento,mas para vida toda. Tenho proporcionado momentos de desafios, debates, discussões, trabalhos em grupos, onde os alunos possam expressar sua idéias,suas dúvidas e certezas a respeito dos diferentes desafios que são propostos. Nas avaliações orais que os grupos realizam fica evidente o crescimento dos mesmos a maturidade que tratam os assuntos que normalmente geram polêmicas.
Segundo Piaget “ O ideal da educação não é ensinar o máximo,maximizar os resultados,mas acima de tudo aprender a aprender,aprender a se desenvolver,e aprender a continuar a se desenvolver,mesmo após deixar a escola.” (PIAGET,1976,p.30)

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Ser professor é...

"Questionar a própria prática, buscar uma melhor qualidade de vida, enriquecer o conhecimento cotidiano, assumir a responsabilidade social da educação, dialogar com a incerteza e aceitar que é preciso sempre aprender, ou seja, ser um inovador." Délcia Enricone