quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

TCC - O Encantamento dos Contos de Fadas


O interesse por essa temática surgiu a partir do trabalho desenvolvido com meus alunos, a partir dessas histórias que se caracterizam por sua magia e encantamento, que continuam vivas no decorrer dos tempos, fazendo com que crianças e adultos se emocionem, se encantem e vivenciem no seu mundo imaginário, situações mágicas. A humanidade vive hoje tempos em que os meios de comunicação alcançam quase toda a população e a televisão leva às casas das crianças programas infantis como desenhos e filmes. Enfim, uma variedade de opções de entretenimento. Dentro deste contexto, cada dia se torna mais difícil desenvolver na criança o hábito da leitura infantil.
A hipótese aqui considerada é de que os pequenos se identificam com os heróis das histórias e experimentam variadas emoções com suas aventuras, auxiliando na formação da personalidade infantil. Para verificar essa hipótese, optou-se por analisar alguns destes contos, objetivando identificar porque as crianças pós-modernas ainda se encantam com os conteúdos existentes nos contos de fadas. Através de observações e experiências nas escolas, nos deparamos com alunos que ficam encantados no momento em que ouvem um conto de fadas, viajam pelo universo imaginário, demonstrando o quanto gostam desta atividade de hora de conto. Partindo do pressuposto de que a leitura é a base do conhecimento e que o leitor se forma no exercício da leitura, é preciso destacar a importância de motivar os educandos no sentido de desenvolverem o prazer pela literatura e a reflexão sobre as obras trabalhadas, interagindo com os textos e vivenciando experiências concretas e imaginárias através deles.
Pretendendo elucidar esse aspecto, buscou-se investigar a importância da Literatura Infantil, mais especificamente dos contos de fadas, para o desenvolvimento afetivo e intelectual das crianças. Com o intuito de aprofundar tal compreensão, os alunos dos quais eu sou professora na Escola Municipal Ivete Serafini foram observados nas situações de hora do conto, de leitura compartilhada, no momento da leitura, na troca de idéias, na retirada de livros na biblioteca da escola e em diferentes momentos propiciados à leitura.
A pesquisa junto aos sujeitos mencionados tinha por objetivo identificar os motivos que levam a criança do mundo de hoje, uma sociedade repleta de opções de entretenimento e com um avanço tecnológico considerável, a ainda se encantarem com o universo dos contos de fadas e viajarem com os personagens nas histórias. Tal esforço se justifica pela importância do tema, visto que com este estudo é possível constatar aspectos relevantes que influenciam os pequenos, percebendo como na escola pode-se trabalhar com seus medos, angústias, individualidades, pré-conceitos, afetividade e demais elementos na construção de sua personalidade. Também é preciso destacar que um estudo dessa natureza tem início com uma reflexão sobre o ponto de partida para a fantasia, como elementos que possibilitam entrar no mundo mágico e viver situações que, muitas vezes, no mundo real seriam impossíveis. O universo dos contos de fadas se constitui de histórias sonhadas e imaginadas em diversos contextos, cultura e visão de mundo diferenciados. Neles encontramos o amor, os medos, as dificuldades de ser criança, as carências (materiais e afetivas), as auto - descobertas, as perdas, as buscas, a solidão e o encontro. O estudo aqui apresentado traz, ainda, um olhar sobre a Literatura Infantil e a sua relevância no contexto escolar, bem como contribui com considerações sobre como deve ser trabalhada a hora do conto, para que a criança consiga interagir com a história contada.

Nenhum comentário: