segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Currículo Integrado

Realizando a atividade do enfoque temático 4, relacionando Taylorismo e Fordismo e a cultura escolar, conclui que no início do século XXI, houve uma modificação no funcionamento dos sistemas de produção e distribuição nas empresas, esta modificação possibilitou uma maior acumulação de capital e de meios de produção em monopólio. Como estratégia foi utilizada a exploração de mão-de-obra e, com isso, o saber intelectual foi menosprezado, a qualidade deu lugar à quantidade.
Ocorreu então uma filosofia citada por F.W Taylor, “algumas pessoas passam então a ser as que pensam e decidem enquanto as outras obedecem”. Em uma citação Henry Ford declarou que o trabalho que qualquer operário tem de realizar é tão fácil que até o indivíduo mais estúpido pode aprender a executá-lo em dois dias. O texto cita o filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin do qual nos lembramos claramente, onde a sistematização e a mecanização do trabalho eram uma constante, e o ser humano era considerado um objeto nas mãos dos patrões. Com isso, o operário só precisava se disciplinar a obedecer e a cumprir regras que uma minoria ditava e que eles eram treinados a obedecer sem questionar.
Tudo isso favoreceu a não democratização dos processos de produção e em contra partida, inúmeras vagas eram oferecidas para qualquer um, pois não era exigido qualquer conhecimento prévio ou formação específica.
Tanto Taylor, quanto Ford reforçavam o autoritarismo, de cima para baixo, onde a classe menos privilegiada não tinha voz nem vez sobre o processo de trabalho, a produção e muito menos opinar sobre o todo que envolvia o ambiente profissional.
Todo este processo foi transferido para o âmbito educacional, pois também os estudantes e professores não opinavam sobre o processo educacional do qual faziam parte.
Surgem então os movimentos sindicais e partidos políticos e também pelos professores e estudantes que ainda reivindicam melhorias nos ambientes escolares e profissionais.
Mais do que nunca professores e estudantes buscam uma maior participação referente ao processo de escolarização, pois a grande preocupação que a escola procura sanar é que seus educandos tenham iniciativa e autonomia para irem em busca de seus ideais.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá! Certamente avançamos em muitos pontos na busca por uma escola mais aberta e democrática, mais voltada para o que acontece fora dela. Mas infelizmente ainda temos muito que avançar para alcançar um currículo integrado de fato. Concorda? Abraços