sábado, 12 de setembro de 2009

Didática, planejamento e avaliação - B


Ao realizar a leitura do texto "Planejamento: em busca de caminho" Maria Bernardette Castro Rodrigues, percebi o quanto o ato de planejar se faz necessário em todo o momento de nossa vida,pois em toda a trajetória da humanidade o homem primitivo planejava suas estratégias de caças, ataques,defesas... Essa é uma exigência do ser humano, é um ato de pensar sobre o possível e viável fazer,executar.
Quando iniciei minha prática pedagógica, só realizei meu planejamento durante meu estágio,pois achava uma chatice,uma perca de tempo,tive esse pensamento durante os dois primeiros anos. Logo percebi que estava errada e comecei a planejar minhas aulas, foi a decisão mais correta e coerente que realizei tanto para mim como para meus alunos.
Hoje, tenho plena convicção que o planejamento é de suma importância pois define os meus objetivos, fazendo com que atendam as necessidades dos meus alunos, evitando assim repetições,imprivisos.Essa interdisciplina vai contribuir de forma significativa no meu cotidiano em relação ao planejamento, uma vez que sou adepta ao mesmo e não consigo ministrar uma aula sem antes parar,planejar e avaliar a mesma antes e após a execução.


Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Que ótimo! A aprendizagem acontece também com erros... antes você não fazia planejamento... hoje percebe que ele é imprescindível em sua prática. Além do planejar, avaliar? Quais aspectos você costuma avaliar em suas aulas?