segunda-feira, 29 de junho de 2009

Filme Pro dia nascer feliz

Pro dia nascer feliz

A cena que me chamou a atenção é onde aparece o aluno Deivison, 16 anos, da 8ª série, pois já tive muito contato com alunos da mesma condição dele. Considero este tipo de aluno, muito carente afetivamente e que precisa de um olhar especial para que não caia na marginalidade.
O comportamento dele no filme, demonstra a falta de limites, de educação e respeito com todos, demonstrando imaturidade, estas atitudes já fazem parte do seu dia a dia e ele próprio acha que esta agindo corretamente.
Penso que é fundamental os professores conhecerem e levarem em conta a trajetória e o meio em que nossos alunos convivem, para que possamos entender algumas das atitudes antes de condenar.
O documentário Pro dia nascer feliz, nos traz questões preocupantes que vão desde a desigualdade social até as condições precárias da escola.
Na situação do aluno Deivison, o que me chamou atenção é que apesar de todo a condição que ele esta inserido, o mesmo não deixou de sonhar, relatando no filme que quer seguir a carreira militar, ele relata: “quero ser coronel, sargento não. Eu penso alto.”
Apesar deste aluno ter se envolvido em diversas situações de conflito, as professoras no conselho de classe admitiram que ele havia mudado em relação ao seu comportamento.

3 comentários:

mauranunes.com disse...

Pois é Maria Verônica, falas em realmente "olhar" o aluno, com a atenção e respeito que ele merece, entendendo o seu lugar. Lugar este que não considera somente sua presença física, mas o que traz consigo. Muito importante tua reflexão! Bjs, Maura - tutora do SI

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá querida! Que tal começar o semestre mantendo o blog atualizado? Vamos iniciar o semestre com o pé direito! A construção da escrita e a postagem das aprendizagens de forma semanal é muito rica, portanto vamos nos beneficiar disto. Abraços!!!

Patrícia_Tutora PEAD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.